BENTO XVI, A UNIDADE ANGLICANA E A ECOLOGIA: MAIS RAZÕES PARA A RESISTÊNCIA CATÓLICA

 

André F. Falleiro Garcia

 

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O poderoso arcebispo anglicano Akinola, com seus 20 milhões de seguidores nigerianos, ameaçou abandonar Williams se ele aceitar mulheres como bispos

     A bordo do avião em direção a Sydney, em 12 de julho, Bento XVI pediu orações pela "igreja" anglicana. Segundo um despacho de uma agência de notícias católica, não pediu orações pela conversão dos anglicanos e sua adesão à fé católica.[1]

     Ao invés disso, pediu orações pela unidade da “igreja” anglicana, a fim de que não haja mais divisões dentro dela.

     Sabemos que a aparente unidade dos anglicanos se encontra a ponto de uma ruptura total devido à ordenação de bispos mulheres e de homossexuais. Portanto, Bento XVI tratou de reforçar a posição de Rowan Williams, o suposto chefe dos anglicanos, que se encontra à frente dos liberais e conservadores.

     Para compreendermos melhor a atitude papal, vamos nos situar em um outro cenário. Imaginemos que o Papa nos tempos de Lutero pedisse orações aos católicos, para que a seita luterana permanecesse unida e não dividida em diferentes facções multiplicando-se desse modo quase ad infinitum como efetivamente ocorreu.

     Essa oração seria um absurdo, tal como a que hoje pede Bento XVI, já que constituiria uma negação de que a Igreja Católica é a única verdadeira religião. Ademais, essa oração negaria que a fé católica se opõe às heresias anglicanas. Além disso, significaria implicitamente considerar inúteis as ações heróicas dos que defenderam a Igreja contra o anglicanismo. Basta recordar, por exemplo, São João Fisher e São Tomás Morus. Essa atitude de Bento XVI é inaceitável para qualquer católico sério.

     Estamos, portanto, diante de uma situação em que, enquanto católicos, apostólicos, romanos, podemos legitimamente adotar uma posição de resistência frente a essa atitude de Bento XVI e do Vaticano.

     Cavalgando sobre a onda da ecologia


Agenda e paramentos verdes

     Por outro lado, Bento XVI se apresenta, na Jornada Mundial da Juventude, em Sydney, como um arauto da ecologia, cavalgando a crista da onda da Revolução. Ele se propõe a tarefa de conscientizar o povo católico a respeito das questões ambientais (aquecimento global, exploração exaustiva do planeta, consumo desenfreado etc.), para que encontre uma via ética para mudar seus estilos de vida.   

     Bento XVI entra, assim, no campo próprio da Revolução Cultural, propondo uma mudança comportamental, uma modificação de mentalidade. Este foi um dos temas centrais da "Cúpula da Terra", celebrada pelas Nações Unidas no Rio de Janeiro, conhecida também como a Eco-92, cujo propósito foi o de promover a formação da consciência ecológica em todo o mundo. Agora essa temática reaparece como tema pastoral de Ratzinger.

     Maurice Strong [2] e outros verdes radicais ou ambientalistas não poderiam encontrar melhor propagandista da revolução ecológica do que o magistério de um papa. O programa ecológico abarca muito mais do que o uso dos combustíveis e a preservação da água. Apresenta claras manifestações de paganismo e tribalismo. Constitui uma metamorfose ou atualização não menos nociva do comunismo vermelho, pois vai um passo além da ditadura do proletariado. De fato, com a ecologia, o comunismo se aproxima ainda mais da tão sonhada síntese de sua fase final.

     As vagas alusões pontifícias a um Criador ou à preservação da Criação, no intuito de afivelar uma máscara cristã na temática ecológica, não têm o condão de desinfestar o assunto da alta carga revolucionária que ele possui. Neste sentido, o movimento ecológico constitui para a Santa Igreja um inimigo muito maior do que o anglicanismo.

     Não estaremos diante de mais uma grave matéria, de modo que a nossa consciência católica e contra-revolucionária exija que nos coloquemos em estado de resistência? Se entramos no estado de resistência em 1974, sob a liderança de Plinio Corrêa de Oliveira, por nos recusarmos a aceitar o lobo vermelho da Revolução Comunista, não deveríamos também adotá-lo diante do lobo verde da Revolução Ecológica?

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     NOTAS:

 

    [1] Ver a esse respeito as notícias da agência católica ACI, da agência AP e do jornal El Mercurio:

A JMJ será uma festa de alegria de jovens unidos por Deus diz o Papa.

http://www.christianpost.com/article/20080713/pope-prays-for-end-to-rifts-in-anglican-church.htm

http://diario.elmercurio.cl/2008/07/13/internacional/_portada/noticias/e3d08a17-d59f-443b-95a2-cf56b79c419a.htm

    [2] Maurice Strong foi Secretário Geral da “Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente” em 1972, e da “Cúpula da Terra” de 1992, que colocou em marcha o movimento ecologista mundial, e o primeiro Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Strong representou um papel fundamental na globalização do movimento ambientalista.

 

Benedicto XVI, la Unidad Anglicana y la Ecología: Más Razones para la resistencia católica

 

André F. Falleiro Garcia

 


El poderoso arzobispo anglicano Akinola y sus 20 millones de seguidores de Nigeria amenaza con abandonar a Williams si acepta ordenar mujeres obispos

     A bordo del avión papal en dirección a Sydney, el 12 de julio, Benedicto XVI pidió oraciones por la "iglesia" anglicana. Según un informe de Infra, una agencia de noticias católica, no nos pide orar por la conversión de los anglicanos y su aceptación de la fe católica[3]. Sino que pidió que orásemos por la unidad de la “iglesia” anglicana, a fin de que no haya más divisiones dentro de ella. Sabemos que la aparente unidad de los anglicanos se encuentra al borde de la ruptura total debido a la ordenación de obispos mujeres y de homosexuales. Por lo tanto, Benedicto trata de reforzar la posición de Rowan Williams, el supuesto jefe de los anglicanos, que se encuentra al frente de los liberales y conservadores.

     Para comprender mejor esta actitud, pongámonos en otro escenario. Imagínese que el Papa en tiempos de Lutero pidiese a los católicos orar para que la secta luterana permanezca unida y no se divida en diferentes facciones, multiplicándose de esta manera casi ad infinitum, tal como efectivamente ocurrió.

     Esta oración sería un absurdo, tal como lo pide hoy Benedicto XVI, ya que constituiría una negación de que la Iglesia Católica es la única verdadera religión. Esa oración negaría, además, que la fe católica, se opone a las herejías anglicanas. También, significaría considerar implícitamente inútiles las acciones heroicas de quienes defendieron a la Iglesia contra el anglicanismo. Baste recordar, por ejemplo, a San Juan Fisher y a Santo Tomás Moro, por citar sólo a dos. Esta actitud de Benedicto XVI es inaceptable para cualquier católico serio. Estamos, por tanto, ante una situación en la que, en cuanto Católicos, Apostólicos y Romanos, podemos legítimamente adoptar una posición de resistencia frente a esta actitud de Benedicto XVI y del Vaticano.

     Montándose sobre la ola de la ecología


La nueva agenda y paramentos verdes del papa Ratzinger

     Por otra parte, Benedicto XVI se presenta, en la Jornada Mundial de la Juventud, en Sydney, como un heraldo de la ecología, montándose de esta manera, en la nueva ola de la Revolución[4]. Él se ha propuesto la tarea de concientizar a los católicos con respecto a las cuestiones medioambientales (el calentamiento global, la explotación del planeta, el consumo desenfrenado, etc.)[5], para lograr de una manera ética, cambiar los estilos de vida[6].

     Benedicto entra, por lo tanto, en el escenario real de la Revolución Cultural, proponiendo un cambio en el comportamiento y en la mentalidad de hoy. Este fue uno de los temas centrales de la “Cumbre de la Tierra” celebrada por las Naciones Unidas en Río de Janeiro, conocida también como la Eco-92, cuyo propósito era promover una "conciencia ecológica" en todo el mundo. Ahora reaparece como “el tema pastoral” de Ratzinger.

     Maurice Strong[7] y otros verdes o ecologistas radicales no pueden haber encontrado un mejor propagandista de la revolución ecológica que el Papa. El programa ecológico abarca mucho más que el simple ahorro del combustible y del agua, y tiene claras manifestaciones de Paganismo y Tribalismo. Por otra parte, este movimiento representa una metamorfosis del Comunismo rojo, no menos nocivo que el verde, que va un paso más allá de la dictadura del proletariado. De hecho, con la ecología, el comunismo se aproxima su larga y soñada síntesis de su fase final.

     Las vagas alusiones papales al “Creador” o a la “preservación de la Creación” sirven para agotar un tema de alto contenido revolucionario. En este sentido, el movimiento ecológico representa para la Iglesia un enemigo mucho mayor que el anglicanismo.

     ¿Estamos efectivamente frete a una cuestión tan grave como para exigir a la conciencia católica Contra-Revolucionaria una postura de resistencia? Si en 1974 tomamos una postura de resistencia, liderada por Plinio Corrêa de Oliveira, frente al lobo rojo de la Revolución Comunista, ¿no debiéramos tomar también hoy, una postura de resistencia frente al lobo verde de la Revolución Ecológica?

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     Tradución: Juan Valdivieso, postado en La Denuncia Profetica.

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    NOTAS:

    [3] La noticia fue también informada por la agencia AP: "El Papa reza por el término de las divisiones en la Iglesia Anglicana," el 12 de julio de 2008.

    [4] Nota nuestra: quizás no tan nueva, porque recuerda a los revolucionarios franceses y su obsesión por el culto a la naturaleza.

    [5] Nota nuestra: pareciera que este es un asunto más importante que la salvación de las almas y la gloria de Dios.

    [6] Esto ha sido publicado por las principales agencias de noticias en todo el mundo, por ejemplo, CNN: "El Papa denuncia 'el consumo insaciable," 18 de julio de 2008.

    [7] Maurice Strong fue Secretario General de la “Conferencia de las Naciones Unidas sobre el Medio Ambiente”, en 1972 y de la “Cumbre de la Tierra” de 1992, que puso en marcha el movimiento ecologista mundial, y el primer Director Ejecutivo del Programa de las Naciones Unidas para el Medio Ambiente (PNUMA). Strong ha representado un papel fundamental en la globalización del movimiento ambientalista.

Benedict on Anglican Unity & Ecology:
More Reasons for Catholics to Resist



André F. Falleiro Garcia

 

     Aboard the papal plane to Sydney on July 12, Benedict XVI asked prayers for the Anglican “church.” According to a report from Infra, a Catholic news agency, he did not ask us to pray for the conversion of the Anglicans and their acceptance of the Catholic Faith. [8] He asked instead that we pray for the unity of the Anglican “church,” so that there will not be any more splits in it. We know that the apparent unity of the Anglicans is on the edge of a complete break over the issues of making women and homosexual men bishops. Hence, Benedict tries to reinforce the position of Rowan Williams, the supposed head of the Anglicans, who is facing heat from both liberals and conservatives.



The powerful archbishop Akinola with his 20 million Nigerian followers threatens to abandon Williams if he accepts women bishops
     To better understand this attitude, let us look at another scenario. Imagine if the Pope in the time of Luther were to ask Catholics to pray that the Lutheran sect remain united and not splinter off into different factions, thus multiplying almost ad infinitum as, in fact, happened.

     This prayer would be absurd then, as is Benedict’s today, because they deny by the way of facts that the Catholic Church is the only True Religion. Such prayer also denies the Catholic Faith, which opposes the Anglican heresies. Further, it implicitly regards as futile all the heroic actions of those who defended the Church against Anglicanism. Consider, for example, St. John Fisher and St. Thomas More, to name just two. Benedict’s attitude is unacceptable for any serious Catholic.

     We are, therefore, before a matter where, as Roman, Apostolic, Catholics we can legitimately take a position of resistance in face of Pope Benedict XVI and the Vatican.

     Riding the wave of ecology

     Further, Benedict XVI is presenting himself at the World Youth Day in Sydney as a herald for ecology, riding this new wave of the Revolution. He has assigned himself the task of conscientizing Catholics with regard to environmental questions (global warming, exploitation of the planet, insatiable consumption, etc.), to find an ethical way to change lifestyles (Infra). [9]



New green agenda and vestments for Pope Ratzinger

     Benedict enters, therefore, into the actual arena of the Cultural Revolution, proposing a change in behavior and today’s mentality. This was one of the central themes of Eco-92, the UN-sponsored Earth Summit held in Rio de Janeiro to promote the development of an “ecological conscience” throughout the world. Now it appears as the theme of the Ratzinger pastoral.

     Maurice Strong [10] and other green radicals or environmentalists could not find a better propagandist of the ecological revolution than the Pope. The ecological agenda is about much more than conserving fuel and water; it has clear-cut tones of Paganism and Tribalism. Further, this movement represents a metamorphosis of red Communism to a certainly no less noxious green one, which goes a step further than the dictatorship of the proletariat. Indeed, with ecology, Communism draws near its long-dreamed-of phase of its final synthesis.

     Vague papal allusions to a “Creator” or “Creation to be preserved” hardly serve to deplete the issue of the highly revolutionary content it possesses. In this sense, the ecological movement constitutes a much greater enemy of the Church than Anglicanism

     Are we facing a matter so grave that it demands the Catholic counter-revolutionary conscience to place itself in a state of resistence? If we entered into a state of resistance in 1974 under the leadership of Plinio Corrêa de Oliveira because we refused to accept the red wolf of the Communist Revolution, must we not also adopt a position of resistance in face of the green wolf of the Ecological Revolution?

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    [8] The news was also reported by AP, “Pope prays for end to rifts in Anglican Church,” July 12, 2008.


    [9] Likewise, this was published by major news agencies throughout the world, e.g. CNN “Pope denounces ‘insatiable consumption,” July 18, 2008.

    [10] Maurice Strong was Secretary General of both the 1972 United Nations Conference on the Human Environment, which launched the world environment movement, and the 1992 Earth Summit and first Executive Director of the United Nations Environment Programme (UNEP), Strong has played a critical role in globalizing the environmental movement.

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     English version : site TIA   

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